Reflexão e teatro marcam Dia da Luta Antimanicomial em Cubatão


Atividades ocorrem na quarta-feira (18) no Parque Anilinas

Com o tema “Cuidado em Liberdade”, a Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Cubatão comemora o Dia da Luta Antimanicomial nesta quarta-feira (18), com uma série de atividades no Parque Anilinas.

A solenidade de abertura será às 14 horas, com uma reflexão sobre a data, que marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, “referência internacional”, como aponta o Ministério da Saúde em comunicado sobre a data.

Em seguida, acontece a abertura de uma exposição de fotos com registros das atividades da Divisão de Saúde Mental em suas unidades, e, às 15 horas, será apresentada a peça “Ensaio sobre a Loucura”, com 45 minutos de duração, seguida de um bate-papo na sala 6 com a atriz e diretora Laura Faleiros Neves.

 

EM TODO O PAÍS

O 18 de maio é comemorado em todo o país por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

Entre a programação oficial, destaca-se a Sessão Solene na Câmara Federal a ser realizada nesta terça-feira (17), às 9h30, no Plenário Ulysses Guimarães, promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais

Serviços para o cidadão​