Reurbanização da Vila Natal: a maior intervenção já realizada no bairro

Ruas ganham novo sistema de drenagem, iluminação e pavimentação

A Prefeitura de Cubatão está realizando obras de intervenção urbana em um dos mais tradicionais bairros de Cubatão, a Vila Natal. O projeto vem sendo trabalhado dento do conceito de cidade e incluem a pavimentação de ruas, a ampliação e limpeza da rede de drenagem, e a instalação de guias, sarjetas e calçadas.
A ação envolve ainda a modernização da rede de iluminação pública e a construção de ciclovias, garantindo acesso seguro aos milhares de ciclistas que pedalam ao longo da Rua 25 de Dezembro, principal acesso não só à Vila Natal, mas também a um dos mais populosos núcleos habitacionais do Município, a Vila Esperança.
Após quatro meses do início do projeto, duas vias já foram concluídas: as ruas das Primaveras e Jesus Evêncio Moreira. Rota do transporte público, a Rua das Primaveras teve a pavimentação em bloquetes sextavados de concreto trocados por asfalto. A Prefeitura também desobstruiu as galerias de águas pluviais e ampliou o sistema de drenagem, instalando reforço na rede de tubulações. Além disso, a via agora conta com novas guias, sarjetas e calçadas.
O prefeito Ademário Oliveira destaca que esta obra era aguardada há mais de três décadas pela comunidade. “As melhorias são executadas com recursos municipais. O transtorno provocado pelas enchentes, a cada chuva mais forte, na Rua Jesus Evêncio Moreira, já foi solucionado. Já ocorreram tempestades com grande volume de água e não houve qualquer ponto de alagamento”, afirma o prefeito.
Para eliminar os pontos de alagamento, Ademário explica que a Prefeitura elevou a cota (nível) da Rua Jesus Evêncio Moreira em cerca de um metro, aterrando a via, que recebeu pavimentação em elementos sextavados, além de guias, sarjetas e calçadas.
As duas vias receberam novo sistema de iluminação pública. As lâmpadas de vapor metálico e de sódio foram trocadas por leds de 90 watts. Na Rua das Primaveras foram instaladas 20 luminárias e na Rua Jesus Evêncio Moreira, outras 12. “Isso representa mais economia, com menor consumo de energia, e mais luminosidade”, destaca o prefeito.
Ademário adiantou que o principal acesso à vila, a Rua 25 de Dezembro, atualmente em obras, também já conta com o novo sistema de iluminação. Ganhou 37 luminárias de 90 watts. O trecho de cerca de 2 quilômetros dessa via receberá novo recapeamento em asfalto e uma ciclovia com duas faixas sobre o canteiro central, o que possibilitará a interligação com a ciclofaixa que avança pela Vila Esperança.
A reurbanização da 25 de Dezembro, que inclui guias, sarjetas e novas calçadas, deve ser concluída em cerca de dois meses, previu o secretário.  Ele adiantou que até o final de abril também será concluída a reurbanização da Rua Sete, com novo sistema de drenagem e iluminação e a elevação da cota. E já foram iniciados os estudos para levar as melhorias às ruas Dois, Três, Quatro e Cinco.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Link para fotos: clique AQUI ou acesse https://link.shutterfly.com/DBFWJMlBegb