Neste sábado (9), tem vacinação no Centro de Cadastramento Social (CCS), unidade da Secretaria de Assistência Social, na Rua Padre Nivaldo Vicente, 41, Centro, em frente à Praça Portugal, das 9 às 15 horas. Estarão disponíveis doses contra a covid-19, bivalente, gripe e HPV. O local está sendo utilizado para a vacinação aos sábados e faz parte de uma estratégia de ações conjuntas entre as secretarias de Saúde e Assistência Social com o objetivo de ampliar os índices de vacinação na cidade.
Vale lembrar que é obrigatório apresentar documento oficial com foto ou o cartão do SUS e comprovante de vacinação para segundas doses e adicionais. É preciso levar a caderneta de vacinação da criança. Recomenda-se ainda o uso de máscara.
Sábados – A vacinação aos sábados é uma alternativa de horário fora dos dias úteis que a Secretaria de Saúde oferece à comunidade , com o objetivo de levar a imunização o mais perto possível da população. As equipes do SVE estiveram na Vila Esperança, Vila São José, Jardim Casqueiro, Ilha Caraguatá, Vila dos Pescadores, Cota 200, Vila Nova e no Jardim Nova República, entre outros locais.
Confira quem pode se imunizar:
COVID-19
Podem tomar a vacina contra a covid-19 toda a população a partir dos seis meses de idade. Há disponíveis primeira dose, segunda dose e doses de reforço.
GRIPE
Podem receber a dose do imunizante contra a influenza todas as pessoas a partir de seis meses de idade. O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) de Cubatão convoca à vacinação, sobretudo, os grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, professores, pessoas com comorbidades ou deficiências, população indígena, caminhoneiros, motoristas do transporte público, forças militares e de segurança. A campanha foi prorrogada até 15 de setembro.
BIVALENTE
Além das doses de covid-19 para todos os grupos e idades disponíveis, sábado é dia de reforço da bivalente. Lembrando que a Secretaria de Saúde liberou as doses dos imunizantes para todas as pessoas a partir de 18 anos, além dos grupos prioritários – pessoas a partir de 60 anos, pessoas com imunossupressão ou deficiência a partir de 12 anos, gestantes, puérperas, profissionais de Saúde, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. O reforço deve ser administrado 4 meses após a última dose ou esquema inicial completo. O uso desse imunizante teve início em 28 de fevereiro.
HPV
A vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) é essencial, especialmente para a saúde dos jovens. Essa imunização é destinada a crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, para prevenir complicações futuras, como o câncer cervical.
Por: Secom/Cubatão
Foto: Freepik