Sábado (24) é dia de vacina no Morro do Índio

Imunização será realizada na UME Elza Silva dos Santos, das 9h às 15 horas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a vacinação deste sábado (24) será realizada no Morro do Índio, na Unidade Municipal de Ensino Elza Silva dos Santos, na Avenida São Leopoldo, 101, com entrada pelo lado da quadra, das 9h às 15 horas.

Estarão disponíveis vacinas contra gripe e covid-19, e as da campanha de multivacinação.

GRIPE

Podem receber a dose do imunizante contra a influenza todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) convoca à vacinação, sobretudo, os grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, professores, pessoas com comorbidades ou deficiências, população indígena, caminhoneiros, motoristas do transporte público, forças militares e de segurança.

COVID-19

O SVE ressalta que agora imunização contra a covid-19 agora faz parte da rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI) para crianças de 6 meses ate 4 anos, 11 meses e 29 dias.

As vacinas seguem disponíveis para todos os grupos aptos a receberem as doses, inclusive o reforço da bivalente. O reforço deve ser administrado 6 meses após a última dose ou esquema inicial completo.

MULTIVACINAÇÃO

Todas as demais vacinas de rotina do PNI também estarão disponíveis no sábado. O objetivo da multivacinação é a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para crianças menores de um ano, estão disponíveis Hepatite B, rotavírus, meningococo C, hepatite B, penta, pneumocócica, poliomielite e febre amarela, gripe e covid-19 (para crianças a partir de 6 meses). A exceção é a da BCG, que é aplicada exclusivamente no Unidade de Saúde do Jardim 31 de Março às sextas-feiras.

Para as crianças maiores de 1 ano e adolescentes menores de 15, estão disponíveis as vacinas contra hepatite A, pneumocócica, meningococo C, poliomielite, tríplice viral (doses 1 e 2), tetra viral, DTP, tríplice bacteriana e varicela.

SÁBADO

A vacinação aos sábados é uma alternativa de horário fora dos dias úteis que o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão oferece à população. Ao longo do ano, com o objetivo de levar a imunização o mais perto possível da população, as equipes do SVE estiveram na Vila Esperança, Vila São José, Jardim Casqueiro, Ilha Caraguatá, Vila dos Pescadores, Cota 200, Vila Nova e no Jardim Nova República, no Centro, entre outros locais, tanto em unidades de Saúde como em atividades esportivas, educacionais ou recreativas.

Texto: Secom Cubatão