Saúde realiza capacitação no combate à dengue junto a técnicos da Secretaria de Obras

Estratégias visam prevenir aumento de casos de dengue, zika ou chikungunya no município

Arquitetos e engenheiros da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semob) receberam representantes do Serviço de Controle de Zoonoses de Cubatão, da Secretaria de Saúde (SMS), nesta terça-feira (19). O objetivo foi discutir estratégias de combate à proliferação de doenças propagadas pelo aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, nas obras espalhadas pela cidade.

O período é de alta propagação, já que o Brasil registrou 1.889.206 casos prováveis de dengue somente nas primeiras onze semanas de 2024, de acordo com dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde (MS). Em Cubatão, são 19 casos de dengue confirmados até 19/3 e há um óbito em investigação até o momento, segundo a SMS.

Durante a reunião, foram abordados diversos aspectos relacionados ao controle de criadouros – como são chamados espaços e objetos que possam armazenar água da chuva –, tratamento de água e prevenção de doenças. A conversa ressaltou a importância de identificar e eliminar possíveis criadouros em áreas de obras onde há acúmulo de água, como pás e recipientes com compostos orgânicos. Rosangela Chad, chefe da Zoonoses, destaca que próprios públicos e áreas urbanas são os principais ambientes de atenção, especialmente devido às reformas em andamento na cidade. “Em um período como esse, é importante termos um olhar de cuidado e garantir que cada cidadão faça a sua parte”, afirma.

Conscientização – O mosquito Aedes aegypti encontra condições ideais para se reproduzir em locais com água parada. A adoção de medidas simples no cotidiano auxilia a eliminar possíveis criadouros, como vedar bem as caixas d’água, manter os sacos de lixo bem fechados e limpar regularmente as calhas das residências. Além disso, o contato direto com a Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Saúde, no número de telefone 3375-2259, pode proporcionar esclarecimentos e informações adicionais sobre como contribuir para o controle dessas doenças.

Fotos: Renan da Paz e Maiko Santana/Secom