Secretaria de Saúde duplica capacidade de leitos de UTI para COVID-19

Instalados no Hospital Municipal de Cubatão, 10 novos leitos de UTI estão disponíveis desde a manhã de terça-feira (26)

A Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão implantou 10 novos leitos de UTI no Hospital Municipal de Cubatão (HMC) para atendimento a pacientes com COVID-19. O anúncio foi feito pelo prefeito Ademário Oliveira na manhã desta terça-feira (26). Os novos leitos, exclusivos e em isolamento, somam-se aos 10 leitos de UTIs implantados em abril, o que duplica a capacidade do hospital para atender pacientes com a doença. A ocupação dos 20 leitos nesta manhã estava em 40%.
Nesse momento, a secretaria trabalha também na estruturação de outros leitos clínicos (enfermaria) que irão se somar aos 25 leitos frutos da ampliação de abril. As ampliações de leitos fazem parte do Plano de Contingência de Cubatão aprovado pelo Comitê Estratégico Municipal.
Durante o anúncio, o prefeito voltou a destacar que o HMC tem capacidade física para mais expansões e que, em caso de necessidade, poderá receber mais leitos: “É um hospital dentro do hospital”.
O prefeito destaca orientação do Ministério da Saúde publicada ontem (25) sobre a implantação de hospitais de campanha, que deve ocorrer somente após o uso de estruturas permanentes, que é o caso do Hospital Municipal de Cubatão: “Antes de optar pelo Hospital de Campanha, os gestores de saúde locais devem priorizar a estruturação e ampliação de leitos clínicos e de UTI em unidades hospitalares permanentes já existentes na rede de assistência. É o que estamos fazendo em Cubatão: ampliando a capacidade do nosso hospital”. Leia a íntegra deste documento do Ministério da Saúde aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais