Sehab inicia fase de pesquisa porta a porta na Vila dos Pescadores

Etapa faz parte do projeto de urbanização do núcleo

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) começa na próxima segunda-feira (3/5) a visita dos pesquisadores às casas e estabelecimentos cadastrados na Vila dos Pescadores. A etapa faz parte do projeto de urbanização do núcleo.
Nesta quinta-feira (29), os pesquisadores participaram de uma capacitação em, já nesta sexta-feira (30), começam as primeiras abordagens com os moradores, como projeto piloto, para que os profissionais tirem quaisquer dúvidas quanto ao procedimento. Essa etapa, de acordo a Sehab, tem a previsão de aproximadamente três meses, levando em consideração intempéries, como as restrições por conta da pandemia do coronavírus e condições meteorológicas.
“Os pesquisadores vão a campo em cada construção para fazer o levantamento social. Isso vai gerar um banco de dados essencial para o projeto de habitação. Será tudo feito usando a mais moderna tecnologia. Nada de papel, tudo por tablet”, explicou a titular da pasta de Habitação Andrea Maria de Castro. “Após esse processo, vamos disponibilizar essas informações para as demais secretarias, como Saúde, Assistência Social a fim de criarem políticas públicas de acordo com a demanda”, completou.
Na etapa anterior, todo o núcleo habitacional foi mapeado (georreferenciamento) com a captação de imagens por drones, onde todas as construções foram identificadas e cadastradas – casas, estabelecimentos comerciais e afins, bem como vias de acesso. Atualmente, vivem cerca de 15 mil pessoas na Vila dos Pescadores e, até o momento, foram identificados 5 mil imóveis no local.
A urbanização será executada em cinco fases de obras que contemplam, além de remoção a consolidação de imóveis que tiverem condições para tanto, a contrição de uma perimetral para a contenção física da ocupação, recuperação ambiental e a construção de um píer e um mercado de peixes com restaurante valorizando a culinária local.
A previsão é que o projeto seja todo concluído até 2025.  O valor total do investimento é de R$ 600 milhões.
Fotos: Divulgação Sehab
Galeria de fotos – Clique aqui

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais