Semam entrega composteira à Igreja Messiânica Mundial do Brasil Johrei Center, em Cubatão


Solicitação ocorreu por meio de um membro da igreja, que é biólogo

Na semana passada, o Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entregou uma composteira à Igreja Messiânica Mundial do Brasil Johrei Center Cubatão. A solicitação partiu de um membro da igreja, que é biólogo, e se propôs a multiplicar a ideia aos demais frequentadores do local, incluindo a a importância das questões ambientais, em especial ao reaproveitamento do descarte orgânico para a transformação em adubo para as plantas.

Os fieis participaram ainda de capacitação para o correto manejo das composteiras, ministrada pelo servidor público Victor Fernandez Borges, companhado pela diretora de Educação Ambiental Patrícia Barbosa. “Esse processo contribui ainda para a diminuição do aquecimento global, pois esse material, transformado em adubo, deixa de ir para os aterros sanitários e, assim, não gera o gás metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa. Além disso, diminui a utilização de fertilizantes sintéticos na agricultura”, salientou Patrícia.

A composteira faz parte do projeto Minhoca Amiga, que surgiu da necessidade de levar formas de aproveitamento do lixo produzido nas escolas e também pela população em geral. Além da redução do material orgânico que seria levado para o aterro sanitário. A compostagem é um aglomerado de técnicas que procuram decompor materiais orgânicos, transformando lixo em uma substância estável e rica de materiais consistentes, húmicos e nutricionais, criando um solo humífero. As minhocas, por sua vez, se adaptam ao local e produzem uma espécie de chorume benéfico, geralmente usado como biofertilizante.

Para mais informações, interessados podem entrar em contato pelo telefone 3362.4300 ou pelo e-mail meioambiente@cubatao.sp.gov.br.

Fotos: Divulgação Semam

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais