Serviços de saúde sofrem mudanças com medidas preventivas à COVID-19

O Comitê Estratégico Municipal da COVID-19 de Cubatão determinou nesta segunda-feira (16) medidas específicas para o funcionamento dos serviços de Saúde. As agendas das Unidades de Saúde, Policlínica, Centro de Referência do Idoso e Centro de Especialidades Odontológicas serão mantidas até sexta-feira (20), sob monitoramento do Comitê. Já as consultas odontológicas de pacientes que apresentarem sintomas respiratórios serão canceladas.
Estão suspensas todas as atividades nas unidades relativas a encontros, palestras, rodas de conversa e confraternizações.
As consultas do Hospital Municipal de Cubatão seguem agendadas até o fim de março. A agenda de exames de março será mantida e as coletas de exames, realizadas até então no segundo andar do Hospital Municipal, passam a ser realizadas no Centro de Alta Complexidade.
Estão suspensas as visitas no Hospital Municipal de Cubatão, Pronto Socorro Central e Unidade de Pronto Atendimento, com exceção de acompanhantes de pacientes menores de 18 anos, maiores de 60, portadores de deficiência ou em casos de necessidade.
Além das decisões desta segunda-feira, a Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Saúde, tem tomado uma série de medidas desde o surgimento dos primeiros casos na China, com o treinamento de profissionais de Saúde em encontros técnicos e palestras, seguido pela criação do Comitê Estratégico Municipal, oficializado por portaria municipal em 6 de março de 2020, e outras ações como treinamento das equipes das unidades de Saúde nos próprios locais de trabalho com visitas das equipes do Serviço de Vigilância Epidemiológica; criação de protocolos para atendimento específicos para Pronto-Socorro Central, UPA, SAMU, Hospital Municipal e unidades básicas, com adequação de salas para isolamento, regras de higienização e uso racional de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); aquisição de EPIs com objetivo de ampliação dos estoques; redução de procedimentos eletivos e exames.