Servidores da Fiscalização Tributária de Cubatão realizam visita técnica na cidade de Itu, interior paulista

Servidores municipais realizaram o encontro nesta quinta-feira (27)

Cinco servidores municipais da Fiscalização de Tributos de Cubatão, da Secretaria de Finanças, realizaram visita técnica à Prefeitura de Itu, interior paulista, na tarde desta quinta-feira (27). O objetivo principal foi trocar experiências sobre a fiscalização tributária, os tipos de convênios utilizados para otimizar o trabalho naquela cidade visando à arrecadação de maior quantidade de impostos para o município, especialmente vindos dos contribuintes diferenciados e especiais também chamados de “grandes contribuintes” – empresas e indústrias.

Além de dividir informações sobre ações de sucesso na cidade de Cubatão sobre a coleta de tributos, de imediato, a Prefeitura de Itu irá disponibilizar, sem custo algum, software desenvolvido pelo Diretor de Rendas de Itu, Marcos Pimentel, para que Cubatão amplie a rede de busca de impostos. O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, e o secretário de Finanças de Itu, Moyses Alberto Leis Pinheiro, receberam os servidores da Fiscalização Tributária de Cubatão e agradeceram a troca de experiências.

“Nossa ideia é utilizar a tecnologia em nosso favor por meio de  programas de computador que nos auxiliem na busca desse grande contribuinte. Destacamos aqui a importância da inteligência fiscal para análise e utilização correta de softwares, acessórios tecnológicos que podem ajudar”, afirmou a agente fiscal Nailse Machado que também o presidente da Afisc – Associação de Agentes e Fiscais de Tributos da Prefeitura de Cubatão. Os servidores Eliezer Araújo (Chefe do Serviço de Fiscalização e Notificação), Manoel Luciano Targino (fiscal de tributo), Ellen Gonçalves (agente fiscal) e Flávio Neres (Chefe de Serviços de Tributos não lançados).

Os fiscais e auditores são os responsáveis por realizarem levantamentos fiscais e tributários, controle de arrecadação e fiscalizam o cumprimento da legislação tributária, geralmente encontrando situações em que o grande contribuinte está deixando de cumprir com seus deveres, no caso do pagamento de impostos e taxas que vão diretamente para os cofres públicos para serem utilizados no dia a dia da cidade.

Fotos: Divulgação PMC e Prefeitura de Itu