Confira as últimas atividades. Na segunda-feira (29), a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) da Área 5 realiza às 9 horas a atividade “Como lidar
com a saúde mental”. A USF fica na Rua Manoel Leal, s/nº, no Jardim São Francisco. À tarde, às 14 horas, a equipe da unidade apresenta o mesmo tema
para alunos e prfessores da Unidade Municipal de Ensino (UME) São Paulo, na Rua Marechal Rondon, 201, Jardim Costa e Silva. E na terça-feira (30), encerrando as atividades, a USF da Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda) promove das 9 às 12 horas o tema “Impacto na saúde mental”, enquanto a USF CAIC-Vila Esperança (Rua São Francisco de Assis, s/nº) promove às 13 horas a roda de conversa “Como ajudar alguém que está em sofrimento”.
Nesta semana, o CAPS infanto-juvenil e quatro unidades reuniram dezenas de pessoas em atividades relacionadas ao Setembro Amarelo. A USF do Vale Verde promoveu na manhã desta sexta-feira (26) uma dinâmica relativa ao Setembro Amarelo com a palestra “Saúde Mental, como procurar ajuda e acolhimento”, com a psicológica Ana Lúcia Oliveira e a enfermeira Noemi Machado conversando com os munícipes em atendimento, com apoio da chefe do local, Maria Aparecida Pivato.
Na sexta-feira passada (19), a equipe da unidade já havia estado na UME Mário de Oliveira, onde o médico Illan Moshe e a enfermeira Noemi Machado orientaram alunos do 9º ano sobre como procurar ajuda em casos de saúde mental. Na quinta-feira (25), a programação do Setembro Amarelo agitou duas
unidades. A equipe da USF Jardim Nova República esteve na ADRA para promover a data junto aos frequentadores da entidade, com participação da
médica Bruna Pinheiro, do dentista Thiago Melo e da auxiliar de Saúde Bucal Tainá Alcântara e da enfermeira Darlete Machado. Em seguida, a equipe
estave no CEU das Artes, onde a psicóloga Fernanda Negreiros e a enfermeira Darlete Machado conversaram sobre o tema com a turma de ginástica.
Na USF COTA 200, a equipe multidisciplinar promoveu junto aos munícipes que estavam sendo atendidos atividades de promoção do bem-estar, alívio do estresse e conexão com o interior. Na quarta-feira (24), a equipe multidisciplinar da USF Vila Nova promoveu conscientização sobre prevenção ao suicídio, com informações de alertas e atividades interativas que favoreçam o diálogo e a valorização da vida. Na Vila São José, a equipe promoveu uma roda de conversa com dinâmica com o tema “A vida em primeiro lugar”. Nesse mesmo dia, o CAPS Infanto-juvenil realizou a “Ação de Reabilitação Psicossocial e Práticas Expressivas”, com oficina de decoração, jogos para trabalhar atenção, interação social, tolerância e frustração, karaokê como prática expressiva e dança, trabalhando atenção, ritmo, interação social, autoestima, autoconfiança, expressão emocional e tolerância à frustração.
Na terça-feira (23), a equipe da USF da Água Fria esteve na Escola Estadual Prof. Zenon Cleantes de Moura para com uma palestra sobre o Setembro amarelo.
Por: Secom Cubatão/AA
Fotos: Secom Cubatão/Theo Jr e Divulgação PMC