...

Turismo industrial: Programa ‘Fábrica Aberta’ é retomado na Unipar, em Cubatão

  • 4 min de leitura

Cubatão retoma o Turismo Industrial. Nesta quarta-feira (12), a Unipar anunciou o retorno do Projeto ‘Fábrica Aberta’, atividade inovadora de relacionamento da empresa com a comunidade que abre as portas da indústria química para quem desejar visitá-la. O retorno aconteceu com a recepção de um grupo formado por representantes da Prefeitura de Cubatão, Cide-Ciesp, Apeel e Conselho Comunitário Consultivo da Unipar. A visita está incluída no calendário oficial de eventos dos 74 anos da Cidade de Cubatão.

A comitiva iniciou as atividades acompanhando o plantio de mudas de ipê amarelo. O ato simbólico foi feito pelo vice-prefeito Ivan Hildebrando, representando o prefeito Ademário Oliveira, e Maurício Russomano, CEO da Unipar. “É gratificante presenciar a retomada deste projeto que contempla a comunidade e aproxima o polo industrial das pessoas. Eu mesmo já visitei a Unipar diversas vezes quando era estudante e isso fez toda a diferença pra mim”, comentou o vice-prefeito.

A comitiva também assistiu a um filme sobre o Grupo Unipar contendo a história, detalhes da produção e importância nacional da empresa que completou 59 anos  de existência justamente neste 12 de abril. Na sequência, as 50 pessoas conheceram a unidade de Cubatão e cada espaço dentro da produção de cloro, soda e PVC.

Além da área industrial, o roteiro incluiu um espaço verde de 650 mil metros quadrados mantido pela Unipar. O lugar, sete vezes maior do que área industrial, abriga viveiros de diversos animais, aquários e vegetação nativa e é considerada pelo IBAMA uma Reserva Particular do Patrimônio Natural desde 1992.

“Mostramos à comunidade como a química acontece dentro da fábrica por meio das visitas. Produzir em harmonia com a natureza é um empenho constante em todas as operações da Unipar”, afirmou Rogério Catarinacho, diretor industrial da Unipar em Cubatão.

A fábrica de Cubatão foi pioneira no Brasil em questões ambientais. Nos anos 1970, iniciou um programa de gestão ambiental e criou a área de preservação que, em 1992, recebeu do IBAMA o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e, em 1997, a outorga de Mantenedor da Fauna Silvestre.

O ‘Fábrica Aberta’ é realizado há 37 anos. Desde o início do programa, a Unipar em Cubatão recebeu mais de 220 mil visitantes. A partir de 2018 o programa foi levado para as demais unidades do grupo. Por conta da pandemia, o programa foi suspenso de forma presencial, mas pode ser feito virtualmente.

Para o secretário municipal de Turismo, Fabrício Lopes, o viés industrial do turismo tem uma missão didática. “É importante para desmitificar a indústria e mostrar aos cidadãos que a importância do polo petroquímico vai muito além daquilo que é produzido aqui. Quem passa na estrada, a caminho da praia, precisa ter esta experiência aqui também”, ponderou Lopes.

O agendamento da visita no ‘Fábrica Aberta’ deve ser feito pelo site https://www.unipar.com/fabrica-aberta/. A previsão é de que aconteçam a partir de maio.

A Unipar é líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul.  Durante esse período a companhia firmou forte parceria com a comunidade, entidades e autoridades locais, com investimentos em projetos sociais, geração de empregos, além de doações em momentos importantes. Grande canal de diálogo e de parceria é o Conselho Comunitário Consultivo da Unipar (CCC), composto por voluntários da comunidade e representantes da empresa que ao longo de 18 anos de existência já realizou 11 projetos de saúde, segurança e meio ambiente.

Por Morgana Monteiro/Secom Cubatão 
Fotos: Thiego Barbosa 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais