Além das crianças, que já estão recebendo as doses de rotina da vacina monovalente contra covid-19, a partir da segunda-feira (10), as doses do imunizante estarão disponíveis para todas as pessoas a partir de 60 anos de idade. O intervalo para a dose de reforço é de três meses desde a última dose.
A monovalente está disponível nas 14 unidades de Saúde com salas de vacina de Cubatão (confira abaixo). Ela protege contra novas variantes coronavírus, principalmente a ômicron XBB 1.5, dominante hoje no mundo.
As 1.750 doses distribuídas para o município foram destinadas inicialmente a crianças a partir de 6 meses e até 5 anos de idade, como rotina do Plano Nacional de Imunização (PNI). O principal objetivo da vacinação é reduzir o número de casos graves e óbitos por covid-19. A monovalente, fabricada pela farmacêutica Moderna, vai substituir os demais imunizantes tanto em primeiras doses como na complementação do esquema inicial de três doses. O intervalo entre doses é de 4 semanas da 1ª para a 2ª e de 8 semanas entre a 2ª e a 3ª. Crianças imunocomprometidas deverão receber uma dose da monovalente a partir de três meses após ter completado o esquema inicial.
A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Confira os endereços das 13 unidades com salas de vacina:
UBS Vila São José, Avenida Bandeirantes, s/nº;
USF Afonso Schmidt (Área 5), Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco
UBS Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;
UBS Jardim 31 de Março, Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº;
USF Jardim Nova República-Bolsão 8, Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº;
UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);
USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);
USF Mário Covas (Rua da Primavera, s/n°, Vila Natal);
USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);
USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº);
USF Morro do Índio (Avenida Principal, 3.467, Vila Esperança).
Por: Secom Cubatão