Vacinação contra Influenza terá Dia D em Cubatão

No dia 24, sábado, 14 unidades de Saúde estarão abertas para vacinar gestantes, puérperas, crianças e profissionais de Saúde

As 14 Unidades de Saúde de Cubatão com sala de vacina estarão abertas no dia 24, sábado, para imunizar gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menos de 6 anos de idade e profissionais de Saúde. O objetivo de Dia D é oferecer mais uma opção de imunização, com as unidades abertas apenas para receber esse público. As unidades ficarão abertas das 9 às 16 horas (confira endereços abaixo).
Além da vacina contra influenza, os pais e responsáveis poderão aproveitar a data também para atualizar outras vacinas, como poliomielite, sarampo, meningite ou rotavírus. Basta levar o cartão de vacinação das crianças, desde que tenham entre 6 meses e menos de 6 anos de idade.
Nos quatro primeiros dias de campanha, de 12 a 15 de abril, foram vacinadas 583 pessoas, sendo 411 crianças, 79 gestantes, 16 puérperas e 77 trabalhadores da Saúde.
A campanha contra influenza ocorre até 9 de julho e está dividida em três etapas. Até 10 de maio, serão vacinadas crianças, gestantes, puérperas, e profissionais de Saúde. A vacinação é realizada nas 14 unidades de Saúde com salas de vacina (confira abaixo) e em quatro postos volantes, das 8h30 às 16 horas.
De 11 de maio a 8 de junho será a vez de pessoas a partir de 60 anos de idade e professores e, na terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho, serão vacinados pessoas com comorbidades, portadores de deficiências permanentes, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.
Caso ocorra de uma pessoa enquadrar-se simultaneamente nas campanhas contra influenza e covid-19, a prioridade será a imunização contra o coronavírus, com a aplicação da vacina contra influenza sendo agendada para um período posterior a 14 dias, sem risco de perder a imunização.
A vacina
A vacina contra Influenza não causa gripe nem eventos adversos graves e tem como principal benefício a prevenção de complicações como pneumonia e internação hospitalar. A vacina não deve ser aplicada em pessoas em quadros febris e causa efeitos colaterais leves em até 10% das pessoas vacinadas, entre os quais febre, dor local e dor no corpo com duração de até dois dias. A vacina contra Influenza é contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em doses anteriores ou que sejam alérgicas a ovo ou qualquer outro componente da vacina. Não há contraindicação para pacientes imunodepressivos.
Salas de vacina – Confira os endereços das salas de vacina:
UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);
USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);
UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);
UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);
(USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquinio, s/nº);
UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);
USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);
USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);
USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);
USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);
USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).
Nas unidades Caic/Vila Esperança e Vila Natal a vacinação será realizada às terças e quintas-feiras, das 9 às 15 horas, e, no mesmo horário, às segundas e quartas-feiras nas unidades CSU e Água Fria.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais