Vestibular 2024: Univesp abre inscrições em Cubatão


Cursos universitários são gratuitos e a distância

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre na próxima terça-feira (6),  inscrições do vestibular para o preenchimento de 108 vagas destinadas ao polo de Cubatão que funciona no Cemead (Centro Municipal de Educação a Distância), ligado à Secretaria de Educação. Serão oferecidos 9 cursos via processo seletivo: Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura).

As inscrições estarão abertas até 23h59 do dia 08/4  e devem ser realizadas por meio do site vestibular.univesp.br. O local do exame será divulgado no dia 21/5 e a prova ocorre em 26/5, com redação e uma prova de múltipla escolha. As aulas se iniciam no final de julho.

A taxa de inscrição é de R$ 52. Do dia 6/2 até às 21h do dia 16/2, as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar a isenção de pagamento da taxa. No mesmo período, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Os benefícios podem ser solicitados no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Cursos – Os alunos do eixo de Computação farão a escolha entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos). Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração). Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos). O modelo garante ao discente mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares.

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas. Todas as vídeo aulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube.

Sobre a Univesp – Criada em 2012,  A Universidade Virtual de São Paulo – UNIVESP é uma instituição pública e gratuita, credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação, com sede na cidade de São Paulo e seus polos de apoio presencial distribuídos por mais de 300 municípios do Estado de São Paulo. Seu principal objetivo é a formação superior pela oferta de cursos na modalidade a distância, democratizando esse nível de ensino com qualidade e gratuidade. Os cursos são oferecidos tanto no ambiente virtual de aprendizagem quanto nos polos de apoio presencial distribuídos pelo estado. Atualmente, o atendimento presencial aos alunos se dá em polos localizados em todas as regiões do estado e nos quais os alunos se reúnem e realizam, principalmente, as atividades avaliativas. Atualmente a universidade possui cerca de 420 polos e está presente em 369 municípios do Estado, com mais de 70 mil alunos.

Texto: Gabriel Thiago/Estagiário de Jornalismo 
Foto: Freepik

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais