Vila Esperança recebe Bom Prato Móvel até dezembro

Esta é segunda vez que o serviço social alimentar chega ao bairro, após passar por outras comunidades

Av. Principal, 4.253, Vila Esperança: este é o local em que o Bom Prato Móvel  de Cubatão está atendendo desde o último dia 11, oferecendo almoço à comunidade por R$1. E assim será até o dia 29/12. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, sempre a partir das 11h. Neste projeto, a população tem acesso a refeições balanceadas com o mesmo cuidado e preparo encontrados em todos os restaurantes da rede.

Bom Prato fixo continua no Centro da Cidade – Importante salientar que o atendimento do Bom Prato fixo continua funcionando na rua Cidade de Pinhal, s/nº, Centro, igualmente de segunda à sexta-feira. Lá, são oferecidos diariamente 300 cafés da manhã e 1.200 almoços. É cobrado apenas um valor simbólico de R$ 0,50 para o café da manhã (das 7 às 9 horas) e o almoço sai por R$ 1 cada unidade, servido das 12 às 14 horas. Nos pontos fixos ainda é oferecido o jantar (das 17 às 19 horas), também por R$ 1 cada.

Breve histórico  – O Bom Prato é um programa social criado em dezembro de 2000 pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado São Paulo, cujo objetivo principal é oferecer refeições saudáveis dentro dos padrões de qualidade por um custo que seja acessível à população de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Em Cubatão, o serviço existe desde dezembro de 2018, trazido pela Prefeitura, pelo esforço conjunto dos secretários municipais César Nascimento (Governo) e Sebastião Ribeiro Zumbi (Assistência Social), com apoio irrestrito do prefeito Ademário Oliveira. A partir dessa importante conquista social para os cubatenses, ambos partiram para uma segunda meta, que era poder descentralizar o serviço.  “Essa era e é uma forma de levar  a alimentação até as comunidades mais carentes da Cidade, pois nem todos podem vir diariamente até o Centro para poder usufruir desse direito”, lembrou  Ademário.

Em agosto do ano passado, a cidade foi contemplada com o Bom Prato Móvel. “A partir da efetivação do contrato entre as partes (Estado e Município), o primeiro local atendido foi justamente a Vila Esperança. Depois disso, o serviço foi levado a outras comunidades como Pinheiro do Miranda e Vila dos Pescadores. Até agora, mais de 800 mil refeições já foram servidas desde o início do Bom Prato fixo e o móvel. Agora, voltamos a atender à população dos vários núcleos que compõem a Vila Esperança”, completou César Nascimento.

Por: Ismael Pereira/Secom
Foto: Secom Cubatão