Voluntários trabalham na horta comunitária do Cotia-Pará

Moradores colhem verduras e legumes orgânicos           

Hortaliças frescas, orgânicas, chegam à mesa de algumas famílias das vilas Natal, Esperança e São José sem qualquer custo. Isso porque um grupo de moradores decidiu implantar uma horta comunitária no Parque Ecológico Cotia-Pará, em Cubatão. Os cerca de 20 canteiros foram montados no início do ano e bastaram poucas semanas de cuidados para os dedicados voluntários colherem alface, couve, almeirão, batata doce e inúmeras ervas para garantir mais sabor à comida do dia a dia.
“No Dia Nacional do Voluntariado, esses moradores merecem uma homenagem”, destacou a diretora de Saneamento e Gestão Ambiental, Patrícia Barbosa, ao enaltecer o trabalho diário, faça chuva ou faça sol, desses moradores que decidiram colocar as mãos na terra para economizar na hora da feira e ainda contar com alimentos 100% sem agrotóxicos. “Até mesmo o adubo é orgânico”, destacou.
O parque Cotia-Pará está localizado à margem da Rodovia Anchieta, na altura do km 57. Sede do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), conta com uma minifazenda com pôneis e vacas e com uma lagoa com peixes e patos, além da horta comunitária.
A ação dos voluntários representa apenas uma das atividades promovidas na área. Como se trata de um local privilegiado, os visitantes podem acompanhar o desenvolvimento de espécimes da fauna e da flora da Mata Atlântica, caminhar por trilhas e participar de atividades ligadas à sustentabilidade. A entrada é gratuita.
Segundo o diretor de Educação Ambiental, Carlos França, grupos de escolares da Região Metropolitana da Baixada Santista podem agendar visitas monitoradas por e-mail, semam.dea@gmail.com, ou entrar em contato diretamente pelo telefone 97411-3122.
“As visitas duram cerca de uma hora e meia”, informou França. “Os estudantes participam de um bate-papo com um biólogo, assistem a vídeos sobre a importância dos manguezais ou a respeito do processo de reciclagem e caminham pelo parque, subindo até o monte com a imagem do Cristo Redentor”, detalhou.
Voluntário – De acordo com pesquisa da Rede Brasil Voluntário e Ibope Inteligência, cerca de 35 milhões de brasileiros com mais de 16 anos já atuaram como voluntário, doando parte de seu tempo livre para construção de um mundo melhor, sem receber remuneração financeira.
No Brasil, o dia 28 de agosto foi instituído como Dia Nacional do Voluntariado por meio da Lei nº. 7.352/1985, sancionada pelo então presidente da República, José Sarney.
Fotos: Divulgação
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais