A Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão informa que trabalhadores da saúde de Cubatão (da rede pública e particular) podem tomar a vacina meningocócica do sorogrupo C. Crianças de 5 a 10 anos não vacinadas também são público-alvo da campanha nacional.
Em Cubatão, a vacina está disponível em 14 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas. Confira os locais:
UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);
USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);
UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);
UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);
USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº);
UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);
USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);
USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);
USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);
USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);
USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).
Neste sábado (27), a vacina meningocócica C também estará disponível no dia de multivacinação. A campanha ocorre na USF do Bolsão 8. Mais informações em: https://www.cubatao.sp.gov.br/cubatao-vacina-neste-sabado-27-na-usf-do-jardim-nova-republica-bolsao-oito/.
Para se vacinar, é preciso levar documento de identidade e comprovante de ocupação na área da saúde (como documento do conselho de classe e crachá); já as crianças devem estar com um responsável munido da carteira de vacinação do menor.
A Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações – GNPI, do Ministério da Saúde, recomenda a dose a fim de aumentar a proteção contra a doença meningocócica, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas e até morte.
Doença meningocócica – de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege contra a meningite C, um dos tipos mais graves, que é transmitida pela bactéria meningococo. A doença afeta as meninges, membrana que envolve o cérebro, e a medula espinhal; é transmitida por gotículas ou secreções do nariz e gargantas de pessoas contaminadas pela bactéria.
Foto: Freepik